Manaus se mobiliza pelo combate à hanseníase no Janeiro Roxo

01:38 Geral, Notícias 03/01/2019 - 19h24 Brasília Embed

Michele Moreira

O Ministério da Saúde oficializou, em 2016, o mês de janeiro e estabeleceu a cor roxa para as campanhas educativas sobre a hanseníase.

 

Em Manaus, as ações de combate à doença vão até o dia 27 deste mês, quando se lembra o Dia Mundial de Combate à Hanseníase; mas estão previstas atividades até o dia 31.

 

Equipes de saúde vão atuar nas quatro zonas da cidade; além da área rural e do entorno fluvial.

 

Estão previstas atividades educativas, de acolhimento, diagnóstico e tratamento da população. Lembrando que o atendimento às pessoas com hanseníase é feito pelo sistema público de saúde de forma gratuita.

 

Também estão programados mutirões para exames dermatológicos, rodas de conversa, palestras educativas em associações e empresas, além de uma mostra itinerante, em pontos estratégicos da cidade, com informações sobre a doença.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde em Manaus, foram registrados 459 novos casos de hanseníase no estado do Amazonas em 2017.

 

Na capital,  foram 128 registros. Uma redução de 23% em relação a 2016.

 

Em caso de mancha na pele, com perda de sensibilidade, a recomendação é buscar uma unidade de saúde. A hanseníase tem cura e assim que o tratamento é iniciado, não é mais transmitida.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique