Motoristas podem ter desconto de até 30% no pagamento do IPVA em cota única

02:26 Geral, Notícias 22/01/2019 - 14h31 Brasília Embed

Bianca Paiva

O IPVA, Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, é um dos impostos que começam a ser pagos logo no início do ano. E quem se preparou financeiramente, pode conseguir um abatimento no valor se fizer o pagamento em cota única e não tiver multas. O desconto pode ser ainda maior nos estados que possuem programas de incentivo à emissão de nota fiscal com CPF.

 

É o caso do Amazonas, que oferece o maior desconto no país. Pode chegar a 30%. De acordo com informações da Agência Brasil, os contribuintes do estado que optarem por pagar o valor integral do IPVA até 31 de janeiro têm 10% de abatimento. Além disso, conforme a Lei Estadual do Bom Condutor, em vigor desde 2014, motoristas que não foram multados nos últimos três anos podem pedir desconto de 20%.

 

A amazonense Amanda Mota optou pelo pagamento do imposto em cota única de olho no desconto.

 

“Pagar a cota única do IPVA foi uma decisão. Tem sido importante pra mim e pra minha família, obter descontos, pagar o que for possível à vista, em dinheiro, para que eu possa ter um desconto na compra”.

 

No Rio Grande do Sul, a redução no IPVA chega a 25,48% para os condutores que fizeram o pagamento antecipado em dezembro, não têm multas nos últimos três anos e acumularam 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha.

 

No Acre, o abatimento é de 20% na cota única. Em Mato Grosso do Sul, Piauí e no Pará, 15%. Já no Acre, Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Paraíba, Rondônia, Sergipe e Tocantins o desconto no IPVA pode chegar a 10%.

 

E a 7% em Pernambuco e a 5% no Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais e Rio Grande do Norte. O abatimento no Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo é de três por cento.

 

Apenas Roraima e Santa Catarina não oferecem desconto no pagamento do imposto.

 

E atenção, motorista. Além do IPVA, também é importante ficar atento aos prazos de pagamento do licenciamento e do seguro obrigatório do veículo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique