MP-RJ denuncia Cabral e Picciani por improbidade administrativa

02:14 Geral, Notícias 15/01/2019 - 15h20 Rio de Janeiro Embed

Cynthia Cruz

O ex governador Sérgio Cabral e o presidente afastado da Assembleia Legislativa do Estado Jorge Picciani foram denunciados mais uma vez pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro por improbidade administrativa.

 

Segundo contrato de leniência celebrado entre a Carioca Engenharia e o Ministério Público Federal, no curso da Operação Cadeia Velha, representantes da empreiteira revelaram detalhes do funcionamento do esquema de corrupção que envolveu diversas construtoras e a gestão de Sérgio Cabral.

 

A empresa teria efetuado o pagamento de R$ 1 milhão ao ex-governador, no período de 2007 a março de 2014. Tais recursos teriam sido gerados em operações superfaturadas de compra e venda de 160 cabeças de gado.

 

Ainda segundo o MP, os pagamentos realizados ao então governador decorreram de esquemas envolvendo licitação, contratação e execução, inclusive em regime de consórcio com outras empresas, de obras custeadas com recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento: urbanização na Comunidade da Rocinha, na construção do Arco Metropolitano e da Linha 4 do Metrô – esta última já alvo de ação penal.

 

Também foram detectadas fraudes à licitação em dois conjuntos de obras executadas pelo Governo do Estado: a do estádio do Maracanã para a Copa de 2014 e as do programa de urbanização e regularização fundiária PAC-Favelas.

 

O MP também pediu a condenação de José Augusto Ferreira dos Santos, apontado como operador financeiro de Picciani e da Agrobilara Comércio e Participações Ltda. – holding de criação de gado controlado pela família Picciani.

 

Na Ação Civil Pública também consta o pedido de indisponibilidade dos bens de forma individualizada, com bloqueio de contas bancárias dos acusados.

 

O ex governador Sérgio Cabral foi preso em novembro de 2016 e as penas somadas chegam a quase 200 anos. Jorge Picciani foi preso em 2017.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique