Trabalho Escravo: oito operários são resgatados no Pará

01:51 Geral, Notícias 25/01/2019 - 21h26 Brasília Embed

Graziele Bezerra

Oito trabalhadores foram resgatados de situação análoga à de escravo em Medicilândia, no interior do Pará, numa propriedade onde ocorre a criação de gado bovino para corte. Dois desses trabalhadores são adolescentes.

 

A operação de resgate, realizada pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel, começou no dia 15 e encerrou nesta sexta-feira (25).

 

De acordo com informações do Grupo de Fiscalização, os trabalhadores eram obrigados a adquirir alimentos e itens básicos de subsistência no estabelecimento comercial do empregador. Os preços cobrados pelos itens eram muito superiores aos praticados na região, o que acarretou no endividamento dos trabalhadores.

 

Além do mais, a equipe de fiscalização constatou que o grupo estava em total isolamento. A região onde eles foram encontrados, uma reserva extrativista, só tem acesso por um rio e fica a quatro dias da zona urbana mais próxima – que é a cidade de Porto de Moz.

 

Os auditores-fiscais do Trabalho conduziram o empregador à Delegacia da Polícia Federal em Altamira (PA).

 

Ele foi preso em flagrante pelo trabalho escravo, posse ilegal de armas de fogo e ameaças aos trabalhadores.

 

Durante o caminho até a delegacia, o infrator ainda tentou subornar os auditores-fiscais do Trabalho.

 

Uma auditoria determinou que o empregador regularize a situação dos trabalhadores, com o pagamento de todos os salários devidos e demais direitos previstos na legislação. Todos os trabalhadores resgatados receberão parcelas do seguro desemprego a que têm direito.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique