Acusado de matar Dorothy Stang pode voltar para a prisão

Publicado em 20/02/2019 - 20:49 Por Renata Martins - Brasília

A Primeira turma do Supremo Tribunal Federal revogou o habeas corpus concedido pelo ministro Marco Aurélio Mello, que permitia a Regivaldo Galvão recorrer em liberdade da pena de 25 anos de reclusão pelo assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang. A missionária foi morta com seis tiros à queima-roupa em Anapu, no Pará, em 12 de fevereiro de 2005. O crime teve repercussão mundial.

 

A longo desses quase 14 anos do assassinato da missionária, o fazendeiro Regivaldo Galvão - mais conhecido como Taradão - condenado por de ser um dos mandantes do assassinato se valeu de diversos recursos para se manter em liberdade.

 

Chegou a ser preso em 2011, mas foi liberado em 2013. Foi detido novamente em 2017, por determinação do próprio STF. E liberado em maio do ano seguinte, quando Marco Aurélio Mello afirmou a necessidade de aguardar os recursos que tramitam no Supremo.

 

Marco Aurélio foi vencido pelos votos de Luiz Fux, Rosa Weber, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Os ministros entenderam que deveria ser cumprida a decisão que autoriza prisão após condenação em segunda instância.

 

Com a decisão desta semana, da Primeira Turma, Regivaldo Galvão deve voltar para prisão.

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo