Barragens passam por fiscalização no Amazonas

02:02 Geral, Notícias 11/02/2019 - 19h39 Brasília Embed

Bianca Paiva

Uma comitiva composta por técnicos do Ipaam, Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e de órgãos de controle fiscalizou, durante quatro dias, nove barragens instaladas na Vila de Pitinga, a 307 quilômetros de Manaus.

 

A vistoria terminou no último sábado e incluiu outras atividades realizadas pela empresa Mineração Taboca que exigem licença do Ipaam.

 

Segundo informações do Instituto, a visita já estava agendada antes do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. A última fiscalização foi feita em agosto de 2018.

 

A Mineração Taboca possui na área oito barragens de rejeitos de mineração e uma para a hidrelétrica, que produz energia para a operação da empresa. De acordo com o Ipaam, o monitoramento foi reforçado nos últimos anos, principalmente após o desastre em Mariana, também em Minas Gerais. Com isso, as barragens de mineração no Amazonas deixaram de ser categorizadas como de alto risco para baixo. Apenas uma barragem de rejeitos apresenta dano potencial associado alto, porém com laudo técnico atestando a estabilidade da estrutura.

 

Durante a vistoria, o gerente-executivo de sustentabilidade da empresa, Newton Viguetti, ressaltou que o tipo das barragens construídas na Mina de Pitinga é diferente e mais seguro do que o utilizado pela empresa Vale em Brumadinho e Mariana. Também reforçou que não há populações vivendo nas áreas abaixo das barragens e que, em caso de rompimento, os rejeitos não atingiriam as dependências da empresa onde ficam os funcionários.

 

O Ipaam informou que vai elaborar um relatório com as informações colhidas durante a fiscalização na Mina de Pitinga.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique