Campanha contra febre amarela usa locais estratégicos do RJ para vacinação

01:32 Geral, Notícias 18/02/2019 - 15h20 Rio de Janeiro Embed

Joana Moscatelli

O governo do Rio de Janeiro deu início a uma nova campanha de vacinação contra a febre amarela.

 

O trabalho de imunização começou nesta segunda-feira (18), na Central do Brasil, um dos espaços de maior circulação de pessoas na capital fluminense.

 

Um posto fixo foi montado no local e conta com 12 profissionais para atender a população, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. A população será atendida até o dia 21 de fevereiro, das 8h até às 13h.

 

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde do Rio, a expectativa é que cerca de 500 pessoas sejam imunizadas no período.

 

Para alertar a população sobre a importância da vacinação e evitar um surto da doença, a secretaria montou uma estratégia de imunização que vai até maio, com 35 postos de vacinação em lugares diferentes.

 

A Praça XV, também no centro, será o segundo local de atendimento do posto fixo de vacinação, que funcionará de 25 a 28 de fevereiro.

 

A partir de março, os postos fixos voltarão a ser montados na Central do Brasil e na Praça XV. Locais como o Calçadão de Bangu, Praça das Nações, Rodoviária de Campo Grande e Shopping Nova América também vão receber postos volantes até o dia 30 de maio.

 

Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo é vacinar 4 milhões de pessoas e alcançar 95% do público-alvo.

 

Até o momento, segundo o governo estadual, já foram imunizadas cerca de 11 milhões de pessoas, o que representa 73% da meta.

 

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Alexandre Chieppe, a vacina não é indicada para bebês menores de 9 meses, pacientes com doenças que afetam a imunidade e grávidas.

 

Em 2018, foram registrados 262 casos de febre amarela silvestre em humanos, no estado do Rio de Janeiro, com 84 mortes.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique