Cresce número de casos de doenças psíquicas no Amapá

Saúde Mental

Publicado em 01/02/2019 - 09:41 Por Bianca Paiva - Brasília

A conscientização sobre a saúde mental e emocional é o foco da campanha nacional “Janeiro Branco”, que terminou nessa quinta-feira  (31). Mas ações devem continuar ao longo do ano nos estados, como é o caso do Amapá.


Segundo a coordenadora estadual de Saúde Mental, Maria Guerreiro, os casos de doenças psíquicas só aumentam.


“Nós realizamos os atendimentos nos Capes - Centros de Atendimento Psicossocial -, tanto do estado quanto dos municípios. Para nós é uma preocupação muito grande pelo alto índice de suicídio que vem ocorrendo no estado do Amapá e também de depressão e ansiedade que vem crescendo. Então a gente já vem trabalhando essa temática dentro dos nossos serviços.”


A coordenadora chama a atenção para os sinais que pessoas com problemas emocionais apresentam.


“Os sinais são evidentes, mas quem não conhece, a própria família, pode achar que é normal o isolamento, a pessoa passa a não se alimentar direito, o choro. Dificilmente é verbalizado.”


Como parte da campanha, a Secretaria de Estado da Saúde promove programação com o tema “Janeiro Branco: o Amapá Unido Pela Saúde Mental”. Nesta sexta-feira (1º), haverá uma oficina no auditório do Hospital de Clínicas Alberto Lima para os servidores que atuam na área de saúde mental.


No sábado (2) será realizada a “Mega Caminhada e Blitz Mental e Emocional: Quem Cuida da Mente Cuida da Vida”.


A concentração está marcada para às 15h30, na Praça Barão do Rio Branco, na Avenida Iracema Carvão Nunes, em Macapá.


Durante o trajeto, pedestres e motoristas serão orientados sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo