Cresce número de casos de doenças psíquicas no Amapá

02:05 Geral, Notícias 01/02/2019 - 09h41 Brasília Embed

Bianca Paiva

A conscientização sobre a saúde mental e emocional é o foco da campanha nacional “Janeiro Branco”, que terminou nessa quinta-feira  (31). Mas ações devem continuar ao longo do ano nos estados, como é o caso do Amapá.


Segundo a coordenadora estadual de Saúde Mental, Maria Guerreiro, os casos de doenças psíquicas só aumentam.


“Nós realizamos os atendimentos nos Capes - Centros de Atendimento Psicossocial -, tanto do estado quanto dos municípios. Para nós é uma preocupação muito grande pelo alto índice de suicídio que vem ocorrendo no estado do Amapá e também de depressão e ansiedade que vem crescendo. Então a gente já vem trabalhando essa temática dentro dos nossos serviços.”


A coordenadora chama a atenção para os sinais que pessoas com problemas emocionais apresentam.


“Os sinais são evidentes, mas quem não conhece, a própria família, pode achar que é normal o isolamento, a pessoa passa a não se alimentar direito, o choro. Dificilmente é verbalizado.”


Como parte da campanha, a Secretaria de Estado da Saúde promove programação com o tema “Janeiro Branco: o Amapá Unido Pela Saúde Mental”. Nesta sexta-feira (1º), haverá uma oficina no auditório do Hospital de Clínicas Alberto Lima para os servidores que atuam na área de saúde mental.


No sábado (2) será realizada a “Mega Caminhada e Blitz Mental e Emocional: Quem Cuida da Mente Cuida da Vida”.


A concentração está marcada para às 15h30, na Praça Barão do Rio Branco, na Avenida Iracema Carvão Nunes, em Macapá.


Durante o trajeto, pedestres e motoristas serão orientados sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique