Dengue avança nos estados amazônicos; no Tocantins pulou de 210 para 3.085

01:30 Geral, Notícias 27/02/2019 - 13h10 Brasília Embed

Maíra Heinen

O Ministério da Saúde emitiu alerta para o aumento dos casos de dengue em todo país. As notificações mais do que dobraram.

 

Alguns estados estão com a situação mais crítica, como Tocantins onde as ocorrências passaram de 210 casos nas primeiras semanas de 2018, para 3.085 em igual período de 2019.

 

Dados da Secretaria de Saúde do Tocantins apontam que cerca de 80% dos criadouros do Aedes aegypti, mosquito causador de doenças como dengue, zika e chikungunya, são encontrados nas residências, em locais como caixa d’água, vaso de planta, piscina e até bebedouros de animais.

 

O coordenador dos Programas Nacionais de Controle e Prevenção da Malária e das Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, alerta para os sintomas e o tratamento adequado contra a doença.

 

Na região amazônica, Acre e Roraima também apresentaram aumento de casos. No Acre, o crescimento foi de 169,5%. Roraima saiu de um caso, em janeiro de 2018, para 64, em janeiro de 2019.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique