Monitoramento de barragens no Acre será reforçado

Amazônia

Publicado em 01/02/2019 - 08:28 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

O governo do Acre determinou o reforço no monitoramento das barragens do estado. Uma das medidas tomadas é a ampliação no número de fiscalizações nos locais, que passa de uma para duas vezes por ano.

 

O Acre possui 1.658 barragens, a maior parte delas destinadas à aquicultura.

 

Para que todas elas recebam duas visitas técnicas anuais, o governo do Acre vai reintegrar funcionários do Instituto de Meio Ambiente, que estavam cedidos para outros órgãos.

 

André Hassen, presidente do instituto, acredita que o efetivo de 76 servidores será suficiente para o reforço das ações.

 

O presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre conta que, no ano passado, foram identificadas 13 barragens com algum tipo de risco ambiental. As empresas proprietárias receberam notificação para tomar providências.

 

O Acre não possui barragens destinadas à mineração. A maior parte das instalações é destinada à retenção de água para abastecimento de áreas agrícolas e industriais.

 

Em 2017, uma parceria com a Agência Nacional de Águas transferiu para o Instituto de Meio Ambiente estadual a atribuição de fiscalizar essas construções.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo