Museu de Inhotim reabre com homenagem às vítimas de Brumadinho

01:59 Geral, Notícias 07/02/2019 - 21h33 Brasília Embed

Kariane Costa

Após duas semanas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais, o Instituto Inhotim, um dos maiores museus de arte contemporânea do mundo, planeja a volta de suas atividades. A reabertura será neste sábado (09), com entrada de graça.

 

O instituto fará uma homenagem às vítimas da tragédia. Quem estiver no local, será convidado a fazer um minuto de silêncio logo após o museu abrir as portas, às 9h30. A visitação vai até as 17h30. 

 

O diretor-executivo do Inhotim, Antonio Grassi, explicou que a entrada gratuita simboliza que Inhotim está de portas abertas para a comunidade nesse momento de dor.

 

A lama da barragem não chegou a atingir o museu, mas, de acordo com o diretor, abalou profundamente a equipe. Dos aproximadamente 600 funcionários do instituto, 80% moram na região e 41 têm familiares desaparecidos ou com óbito confirmado.

 

Inhotim é um museu ao ar livre e tem uma coleção de obras de relevância internacional de artistas brasileiros e estrangeiros. Nos 140 hectares disponíveis para visitação, o público encontra 23 grandes galerias e 23 obras de grande escala, distribuídas em todo o parque. Ele é um dos principais destinos turísticos e culturais do estado. Mais de três milhões de visitantes, sendo 400 mil de outros países, já passaram pelo local.

 

As buscas em Brumadinho completam nesta sexta-feira (8) 15 dias. De acordo com o último boletim divulgado pelo Corpo de Bombeiros, 182 pessoas estão desaparecidas e 157 óbitos foram confirmados. Desse total, 134 vítimas foram identificadas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique