Viva Maria: Momento de refletir sobre a sororidade a tantas 'Elaines' vítimas de violência

09:40 Geral, Programetes 20/02/2019 - 11h09 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

“Pensem um milhão de vezes antes de fazer isso”.

 

Esse o recado da empresária Elaine Caparróz, a todas as mulheres que como ela, se aventuram em estabelecer relacionamentos íntimos pelas redes socias com pessoas desconhecidas.


Durante oito meses, Elaine cultivou uma amizade com o Vinícius Batista Serra, de 27 anos.

 

No último sábado (17), ela convidou-o para jantar em seu apartamento por acreditar que estaria mais segura do que em qualquer outro lugar. Mal sabia que, mesmo dentro de casa, seria vítima de uma violência inominável: uma surra que começou no meio da madrugada e só terminou às 5 e meia da manhã com a chegada da polícia.

 

Tanto como seu apartamento, seu rosto ficou irreconhecível!

 

Só na boca foram 40 pontos e a perda de um dente!

 

Seu carrasco, Vinícius Batista Serra, de 27 anos, preso em flagrante, foi levado para a Cadeia Pública Frederico Marques, em Benfica, zona norte do Rio.

 

Segundo o delegado Rodrigo Freitas de Oliveira, da 16.ª Delegacia de Polícia, na Barra, zona oeste, pela gravidade das agressões a conclusão é de que o acusado tentou matar Elaine. Por isso irá responder por tentativa de feminicídio. Um crime que prevê penas bem mais altas por assassinatos decorrentes de violência doméstica ou por discriminação e menosprezo à mulher.

 

Esperamos que a justiça seja feita. Enquanto aguardamos os desdobramentos do caso, Viva Maria , pela segunda vez nesse mês, volta a conversar com a  Mariana Valente, advogada, doutora em sociologia Jurídica pela Faculdade de Direito da USP.

 

Mariana atua no campo das questões de gênero e Internet; violência de gênero online; enfrentamento jurídico à violência contra a mulher; Judiciário e direitos das mulheres; direitos humanos e Internet; acesso à cultura e ao conhecimento que se traduz em direito autoral.

 

Ela é também diretora do InternetLab sobre os cuidados que precisamos ter com todo e qualquer contato com desconhecidos na internet. 

 

Em então dra. Mariana, o caso da empresária Elaine Caparróz, não deixa dúvidas! A internet, cada vez mais, se revela um território muito perigoso, não é verdade?

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique