Aplicativo vai ajudar no acompanhamento da situação das escolas no Amazonas

01:21 Geral, Notícias 30/03/2019 - 09h15 Brasília Embed

Juliana César Nunes

Um novo aplicativo vai ajudar o Tribunal de Contas do Amazonas a acompanhar, em tempo real, a situação das escolas no estado.

 

O aplicativo 'Ponta do Lápis' foi desenvolvido a partir de uma plataforma similar do Tribunal de Contas de Minas Gerais; e já é utilizada em São Paulo e no Paraná.

 

A ferramenta estimula a participação da sociedade civil na fiscalização dos recursos públicos.

 

Os presidentes dos Tribunais de Contas do Amazonas e de Minas Gerais assinaram este mês um termo de cooperação que já permite o início dos testes com o aplicativo.

 

O software será apresentado aos servidores do tribunal amazonense, aos gestores da educação e, em seguida, à população em geral.

 

O aplicativo permitirá que os usuários respondam a questionários, façam relatos e até enviem fotos e documentos da escola.

 

As perguntas do questionário envolvem desde a estrutura da unidade educacional até questões de qualidade do material didático e segurança.

 

A base de dados também será utilizada pelo Ministério da Educação.

 

O Tribunal de Contas do Amazonas espera que a ferramenta contribua para aprimorar o controle externo, a fiscalização das contas públicas e a gestão participativa.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique