Beto Richa, ex-governador do Paraná, é preso pela terceira vez em operação do Ministério Público

01:30 Geral, Notícias 19/03/2019 - 10h02 Brasília Embed

Lucas Pordeus León

O ex-governador do Paraná Beto Richa, do PSDB, foi preso pela terceira vez, nesta terça-feira (19), em operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público.

 

A prisão é preventiva, ou seja, por tempo indeterminado. O grupo especial do Ministério Público também realiza cinco mandados de busca e apreensão.

 

A prisão de Beto Richa é uma ação da Operação Quadro Negro, que aponta indícios de desvios de dinheiro na construção de escolas estaduais. Segundo as investigações, a Construtora Valor recebeu cerca de 20 milhões de reais pelos contratos firmados, mas não entregou as obras. O dono da construtora, Eduardo Lopes, é delator do esquema.

 

Segundo o Ministério Público, a Secretaria de Educação do estado produzia relatórios fraudulentos sobre as obras nas escolas.

 

Beto Richa foi preso a primeira vez em 11 de setembro, enquanto concorria a uma vaga no Senado Federal. Na primeira ocasião, a prisão estava ligada a um suposto pagamento de propina pela construtora Odebrecht. Menos de uma semana depois Beto Richa foi solto por decisão do ministro do STF Gilmar Mendes.

 

A segunda prisão foi no dia 25 de janeiro deste ano, em uma das fases da Lava Jato. Mas o ex-governador foi novamente liberado oito dias depois por decisão do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, que considerou aquela prisão ilegal.

 

Desta vez, Beto Richa é preso por causa de uma operação sem relação com as prisões anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique