Distribuição de autoteste de HIV é suspensa em 14 municípios após Anvisa detectar falhas

01:13 Geral, Notícias 07/03/2019 - 12h48 Brasília Embed

Victor Ribeiro

O Ministério da Saúde pediu que 14 municípios suspendam temporariamente a distribuição dos kits de autoteste de HIV no Sistema Único de Saúde (SUS). Essas cidades participam do projeto piloto para detectar o vírus por este método.


A suspensão começou no sábado (2) de carnaval, nas seguintes cidades: Rio de Janeiro, Florianópolis, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Manaus, São Paulo, Campinas, Santos, Piracicaba, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo.


É uma medida preventiva, adotada após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) encontrar falhas que dificultam a interpretação do resultado. O ministério recebeu relatos de problemas em dois, dos 98 lotes adquiridos. Em cada lote havia, em média, 4 mil testes.


O autoteste funciona assim: o paciente coloca uma pequena quantidade de sangue em um dispositivo, que possui linhas de controle, como em um teste de gravidez. O resultado depende da observação dessas linhas. Nos lotes com problemas, o material não apresentava nenhuma linha.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique