Embarcação leva doações para distrito em Rondônia

02:17 Geral, Notícias 12/03/2019 - 17h45 Brasília Embed

Bianca Paiva

O Barco Deus é Amor realiza uma ação emergencial para levar 200 cestas básicas e 2 mil fardos de água mineral às vítimas da cheia do rio Madeira, no distrito de Nazaré, em Rondônia.

 

Por esse motivo, a viagem que a embarcação faria nesta segunda-feira, com passageiros das comunidades do entorno do rio Preto, foi adiada para a próxima quinta-feira, dia 14.

 

Na região de Nazaré, o sistema de abastecimento de água está comprometido e as ruas, postos de saúde, escolas e até os poços artesianos estão alagados. Cerca de 2.460 famílias vão ser beneficiadas com as doações, que incluem ainda pranchas de madeira para a restauração de pontes.

 

O Distrito de Calama e localidades próximas vão ser atendidos posteriormente.

 

A ajuda humanitária é organizada pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social em parceria com a Defesa Civil municipal, Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Porto Velho.

 

Até o momento, na capital rondoniense, 139 famílias estão desabrigadas e 140 desalojadas, o que corresponde a 6 mil pessoas atingidas pela cheia do rio Madeira.

 

No município Candeias do Jamari são 47 famílias desabrigadas e 24 desalojadas; e em Nova Mamoré são 6 desabrigadas e 19 desalojadas.

 

O Governo de Rondônia informou que está preparado para atender aos municípios e às vítimas da enchente, que se configura como uma das maiores dos últimos anos no estado.

 

Desde a semana passada, o rio Madeira está acima da cota de inundação, que é 17 metros. Segundo a Defesa civil do Estado, a previsão do Sipam, o Sistema de Proteção da Amazônia, é que neste ano o nível do rio atinja o nível máximo de 17 metros e 50 centímetros. São dois metros e 25 centímetros a menos em relação à cheia histórica registrada em 2014, quando as águas alcançaram os 19 metros e 75 centímetros.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique