Energia gerada por termelétricas para Roraima deve custar cerca de R$ 2 bilhões

02:02 Geral, Notícias 27/03/2019 - 13h17 Brasília Embed

Renata Martins

Desde 7 de março, a energia que chega as casas dos roraimenses vem 100% de termelétricas, devido ao desligamento do sistema de interligação Brasil/Venezuela, que ocorreu após o apagão no país vizinho.

 

Roraima é o único estado que não está no Sistema Interligado Nacional.

 

Sem ligação energética com o resto do país e com a interrupção da distribuição da energia gerada pelo complexo hidrelétrico venezuelano de Guri e Macaguá, o estado depende das termelétricas para não ficar no escuro.

 

Mas, a energia gerada pelas usinas térmicas a óleo diesel, além de ser mais poluente é bem mais cara.

 

O custo dessa geração em Roraima é subsidiado pelas concessionárias de distribuição e de transmissão de energia elétrica do Brasil. Mas, o prejuízo acaba sendo repassado para os consumidores.

 

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, falou sobre a questão no Senado Federal.

 

Sonora: "Todos os consumidores brasileiros terão que pagar no final do ano, ou ao longo do ano, um custo de R$ 1,9 bilhão. Porque nós estamos gerando 210 megawatts utilizando apenas térmicas a óleo diesel. São 80 caminhões de óleo diesel trafegando diariamente me direção à Roraima para poder manter a segurança energética.''

 

Durante audiência pública na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, nessa terça-feira (26), Bento Albuquerque afirmou que as obras do linhão de Tucuruí – que vai trazer energia de Manaus para Roraima - devem ser concluídas em 2021.

 

O governo federal prepara um leilão para contratação de fontes renováveis e híbridas para amenizar o problema energético no estado.

 

O certame está previsto para maio.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique