Governo do Rio cancela concessão do estádio do Maracanã

Complexo Esportivo

Publicado em 18/03/2019 - 16:33 Por Lígia Souto - Brasília

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel anunciou, nesta segunda feira (18), cancelamento do contrato com o consórcio que administra o estádio do Maracanã.

 

Com isso, o governo do estado reassume o controle do complexo esportivo até a realização de uma nova licitação.

 

O decreto ainda será publicado no Diário Oficial do estado.

 

Durante coletiva de imprensa, no Palácio Guanabara, Witzel explicou que a decisão foi tomada em decorrência do descumprimento do contrato.

 

Segundo o governo estadual, a concessionária não pagava as parcelas de outorga desde maio de 2017, gerando uma dívida de R$ 38 milhões aos cofres públicos.

 

A atual concessionária, gerida pela Odebrecht, tem até 19 de abril para deixar a administração.

 

A medida, segundo o governador, não afeta os clubes ou a realização das partidas de futebol.

 

Witzel explicou que nos próximos 30 dias, uma comissão que está sendo formada vai trabalhar na retomada da administração do estádio pelo poder público.

 

Dentro desse prazo, será elaborada uma permissão de uso do espaço. Também será lançada uma nova licitação para que uma parceria público-privada assuma a gestão do estádio.

 

O governador disse que também pretende construir uma laje sobre a estação de trem da Supervia em frente ao Maracanã para preservar o parque Aquático Júlio De Lamare, o estádio de atletismo Célio de Barros e o antigo Museu do Índio.

 

A ideia é que o espaço possa ser ocupado por estacionamento, shoppings e até hotéis.

 

Por nota, a concessionária disse que foi surpreendida ao receber a notícia pela imprensa.

 

A empresa afirmou que não teve acesso a nenhum ato oficial do Governo do Estado.

 

Alguns clubes também se manifestaram. O Flamengo divulgou nota parabenizando a decisão. Disse que espera que a nova licitação contemple a possibilidade dos clubes do Rio participarem da administração do Maracanã.

 

O Fluminense também avaliou de forma positiva o cancelamento da atual concessão e ressaltou que espera que, a partir de agora, os clubes passem a ter participação na administração do estádio.

 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo