Hoje é o Dia Internacional da Felicidade! O que é felicidade para você?

03:04 Geral, Notícias 20/03/2019 - 17h53 Brasília Embed

Nádia Faggiani

O que é felicidade para você?

 

Acreditar que é possível viver sem nenhum sentimento de mal-estar e que existe felicidade absoluta é ilusão. Como disse o criador da psicanálise, Sigmund Freud, a saúde mental está em passar pelas dificuldades e saber como lidar com elas. Essa é a proposta da Psicologia Positiva, como explica o doutorando em psicologia e professor do Centro Universitário Iesb, Rodrigo Rodrigues de Souza.

 

SONORA: "A violência, os feminídios tem aumentado; as doenças mentais tem aparecido muito no ambiente do trabalho. Na nossa cultura, a felicidade, muitas vezes, está relacionada a conquistas materiais, mas ela também está relacionada ao estado mental, da consciência de si mesmo, das condições de vida. É impossível ter uma vida inteira de felicidade, nós funcionamos com altos e baixos e é isso que a Psicologia Positiva quer trabalhar. As pessoas buscam muito um ideal de vida dentro de um sistema de competitividade e, como Freud já dizia, a saúde mental está em passar por dificuldades e tentar compreendê-las."

 

Tentando ajudar as pessoas na busca da saúde mental, as universidades norte-americanas de Harvard e Yale incluíram a disciplina felicidade na grade curricular. Aqui no Brasil, a Universidade de Brasília (UnB) foi a primeira a oferecer a disciplina, desde agosto de 2018, no campus do Gama.


Depois dela, outras instituições seguiram o modelo, como o Instituto Ibmec do Distrito Federal, que criou o curso de extensão “Psicologia Positiva no desenvolvimento do potencial humano de lideranças”.

 

E se não há como fugir das adversidades do dia-a-dia, o melhor é cada um compreender o que significa felicidade para si mesmo e buscar coisas que façam sentido para sua própria vida.

 

Então, como se diz popularmente, “Bora ser feliz?”.


*Colaboração: Renato Lima e Rosemary Cavalcanti

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique