Menina de 11 anos é vítima de escalpelamento no Pará

01:56 Geral, Notícias 22/03/2019 - 09h19 Brasília Embed

Bianca Paiva

Uma menina de 11 anos, vítima de escalpelamento, está internada na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém. A criança foi socorrida inicialmente na Unidade de Pronto Atendimento de Breves e encaminhada, nessa quarta-feira (20), à capital paraense.

 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu na última terça-feira (19), no Rio Buiçu, no município paraense de Melgaço, localizado na ilha do Marajó.

 

A criança teve escalpelamento parcial, com 30% do couro cabeludo atingido. Esse é terceiro caso registrado no estado este ano. No ano passado foram seis, segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sespa).

 

O escalpelamento é o arrancamento brusco do couro cabeludo e, em alguns casos, de outras partes da cabeça como orelhas e sobrancelhas.

 

Na Amazônia, o acidente ocorre quando os cabelos se enroscam nos eixos de motores de embarcações. De acordo com a Sespa, a situação é mais comum com mulheres e crianças, que geralmente ficam com graves sequelas físicas e psicológicas.

 

A Santa Casa é referência no atendimento às vítimas de escalpelamento e na adoção de procedimentos específicos, como implante de orelhas. No hospital, elas também recebem apoio no Espaço Acolher, onde podem ficar hospedadas durante o tratamento.

 

A Secretaria de Saúde informou que realiza um trabalho educativo de prevenção ao escalpelamento em parceria com diversas instituições.

 

Desde 2008, existe uma Comissão Estadual de Erradicação desses acidentes que já promoveu, por meio da Capitania dos Portos, a instalação gratuita de proteção de eixos de motores de mais de 3 mil embarcações.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique