Risco em barragem: município mineiro decreta feriado para simular rotas de fuga

01:12 Geral, Notícias 25/03/2019 - 09h05 Brasília Embed

Priscilla Mazenotti

A prefeitura de Barão de Cocais (MG) decretou “feriado de segurança” hoje (25). O dia será reservado para mobilizar a população local em uma simulação de evacuação em caso de rompimento da barragem Sul-Superior da Mina de Gongo Soco. 

 

Não vai ter aula na rede pública, expediente nas repartições públicas do município, nem funcionamento do comércio. As aulas na rede pública só voltam na quarta-feira (27).  Os serviços de coleta de lixo e o hospital municipal devem funcionar normalmente.

 

A medida ocorre após a mineradora Vale emitir alerta na última sexta-feira (22) sobre o risco de rompimento da barragem. O nível de segurança subiu de 2 para 3. De acordo com a Vale, a medida é preventiva e foi decidida após um auditor independente informar que a barragem apresentava “condição crítica de estabilidade”.

 

Ontem (24), a Defesa Civil de Minas divulgou um mapa com os sete pontos para onde os moradores devem ir, caso precisem de proteção. Outra providência tomada foi o deslocamento de agentes da Defesa Civil e da Tropa de Choque para o município. As equipes ficarão de prontidão.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique