RO: Rio Madeira está acima da cota de inundação

Cheia de rios

Publicado em 07/03/2019 - 19:53 Por Bianca Paiva - Brasília

A cheia do Rio Madeira já afeta mais de mil e quatrocentas pessoas em Porto Velho, em Rondônia. De acordo com a Defesa Civil Estadual, 137 famílias ficaram desabrigadas e estão em abrigos públicos, e 145 famílias desalojadas, ou seja, deixaram suas casas e foram acolhidas por amigos e familiares. Há cinco dias, o rio está acima da cota de inundação, que é de 17 metros. Nesta quinta-feira, o Madeira marca 17 metros e 35 centímetros.

 

 

Segundo o Major Tadeu Sanches, coordenador estadual da Defesa Civil, o rio não deve alcançar os 18 metros este ano. Há previsão, inclusive, de redução no nível das águas nos próximos três dias.

 

 

O Major Sanches informou que a situação também é preocupante na região do baixo Madeira, onde já há relatos de prejuízos de pequenos agricultores, especialmente na pecuária.

 

 

A Defesa Civil ainda está fazendo um levantamento na região, mas adiantou que o município de Nova Mamoré, por exemplo, maior produtor de leite do estado, já decretou situação de emergência e registra 4 famílias desabrigadas e 16 desalojadas.

 

 

Sobre o tráfego na BR-364, que liga Porto Velho a Rio Branco, capital do Acre, o coordenador da defesa civil de Rondônia disse que, por enquanto, a situação é tranquila.

 

 

O Major Tadeu Sanches informou ainda que o tráfego em uma ponte da BR-425, a 40 quilômetros do município de Nova Mamoré, será liberado ainda nesta quinta-feira. No último sábado, a ponte apresentou uma lâmina d’água e o DER, Departamento de Estradas de Rodagem, está concluindo uma obra de alteamento com madeira, para elevação em 50 centímetros da estrutura.

Últimas notícias
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo