Roraima tem primeiro caso confirmado de gripe H1N1 em 2019

Influenza A H1N1

Publicado em 14/03/2019 - 15:00 Por Bianca Paiva - Brasília

O primeiro caso de gripe H1N1 deste ano em Roraima foi registrado em uma mulher de 26 anos.

 

Ela recebeu tratamento no Hospital Geral, em Boa Vista, na última semana, e já teve alta, como explica a Gerente do Núcleo Estadual Influenza, da Sesau, Secretaria de Estado de Saúde, Aryuska Menezes.

 

“Essa jovem viajou pra Manaus e voltou apresentando os sintomas e procurou a unidade. Ela foi medicada e o medicamento corta a cadeia de transmissão e não tem um problema maior. No mesmo dia, ela recebeu alta. Foi feito o protocolo, por ser uma unidade sentinela, então foi feita a coleta, o resultado foi confirmado, mas a paciente já estava em casa”.

 

Outros dois casos de gripe H1N1 estão sendo investigados. Diante dessa situação, equipes da Sesau se reuniram para fazer uma readequação do plano de contingência fornecido pelo Ministério de Saúde.

 

A pasta já havia emitido um alerta após a confirmação de dezenas de casos e mortes no Amazonas.

 

A Secretaria informou também que vai fazer um treinamento com profissionais das unidades de saúde e discutir métodos para alcançar as metas de imunização.

 

A campanha de vacinação contra a gripe está prevista para iniciar em 15 de abril e vai até 31 de maio. O Dia D de Mobilização será em 4 de maio.

 

No Amazonas, que registra 91 casos positivos e 24 mortes por H1N1, a imunização será antecipada e deve ocorrer ainda em março.

 

Os dois estados serão os primeiros a receber as doses do Ministério da Saúde, após conclusão da fabricação em larga escala.

 

Além da vacina, que deve ser tomada uma vez por ano, ações como a frequente higienização das mãos e a não permanência em locais de grande aglomeração podem ajudar a evitar a transmissão da gripe.

 

O tratamento é feito com o medicamento antiviral Tamiflur.

Últimas notícias
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: banda Olodum completa 45 anos

História HojeMuito mais que um bloco carnavalesco, um verdadeiro movimento social e cultural. Fundado em 25 de abril de 1979, em Salvador, na Bahia, o Olodum cresceu e criou projetos de inclusão social. Com o alto som dos seus tambores, passou a dar voz às comunidades mais pobres através da música.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo