Aeroportos de Araraquara e Guarujá terão novos voos com redução do preço do diesel

02:24 Geral, Notícias 19/04/2019 - 12h52 São Paulo Embed

Nelson Lin

As cidades de Araraquara, no interior paulista, e Guarujá, na região litorânea, receberão novos voos. O anúncio foi feito pela Companhia Azul Linhas Aéreas, após o governo de São Paulo reduzir a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para combustível de aviação, no estado.


A medida atende um pleito das companhias aéreas, de diminuição dos custos operacionais.


O percentual do ICMS sobre os combustíveis de aviação passará de 25% para 12%, a partir de junho.


Com a renúncia fiscal, a arrecadação prevista para 2019 sobre a comercialização de querosene aéreo cairá de R$ 627 milhões para R$ 422 milhões.


O setor aéreo se comprometeu a criar 70 novos voos e 490 partidas semanais, aumentando a oferta de destinos em todo o país.


O estado concentra 44% do mercado de aviação civil do Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).


Segundo a companhia Azul, a cidade de Araraquara terá um voo diário para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, também no interior de São Paulo, a partir do dia 1º de setembro.


A cidade tem 230 mil habitantes e fica a 270 quilômetros de distância da capital. Do Aeroporto de Viracopos, os passageiros terão acesso a 60 destinos nacionais e internacionais.


Já o voo que sairá de Guarujá, no litoral paulista, ainda não tem data para início das operações, pois depende da conclusão de obras estruturais do aeroporto.


O Aeroporto de Guarujá está localizado nas antigas instalações da Base Aérea de Santos e sua área pertencia à Força Aérea Brasileira (FAB) até 2018, quando foi repassado à Prefeitura de Guarujá.


Na última terça-feira (15), o Ministério da Infraestrutura assinou o termo que autoriza a concessão desse aeroporto à iniciativa privada, por 28 anos.


Mas para funcionar plenamente, ainda são necessárias a construção de um terminal de passageiros e melhorias na pista e na infraestrutura.


O edital de licitação da concessão deve ser publicado em breve pela Prefeitura de Guarujá. A previsão é que o aeroporto tenha voos para os aeroportos do Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Belo Horizonte, em Minas
Gerais, e Curitiba, no Paraná.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique