Governo do Amazonas promove semana de conscientização do diagnóstico precoce de HIV

01:24 Geral, Notícias 29/04/2019 - 08h30 Brasília Embed

Bianca Paiva

O Amazonas promove, a partir desta segunda-feira (29), a Semana Estadual de Conscientização do Diagnóstico Precoce de HIV. A abertura oficial será na Policlínica Gilberto Mestrinho, no centro de Manaus, onde haverá a inauguração do terceiro Centro de Testagem e Aconselhamento do estado.

 

No local, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) oferece à população acesso ao diagnóstico e à prevenção de HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, além de aconselhamento. Os exames podem ser feitos de forma anônima.

 

Também será lançada a campanha “Teste. Trate. Viva. Faça o teste de HIV” para incentivar as pessoas a procurarem os serviços de saúde e realizarem o exame, visando o diagnóstico e o tratamento precoces.

 

Segundo a Susam, a expectativa de vida de uma pessoa com o diagnóstico positivo para HIV, que faz o tratamento corretamente, é igual a de uma pessoa que não tem o diagnóstico.

 

Entre as ações da campanha estão a distribuição na capital e no interior de 50 mil folderes e 10 mil cartazes com informações sobre diagnóstico e prevenção.

 

Em Manaus, vão ser distribuídos mais de 16 mil preservativos masculinos e 8 mil unidades de gel lubrificante.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique