Defesa Civil envia alertas por SMS a mais de 6,1 milhões de usuários

01:49 Geral, Notícias 24/04/2019 - 12h56 São Paulo Embed

Nelson Lin

Mais de 6,1 milhões de usuários já se cadastraram para receber mensagens de SMS da Defesa Civil Nacional. 

 

Os cinco estados que se destacam com maior número de cadastros são, na sequência, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

 

O serviço, gratuito, informa previamente sobre a ocorrência de chuvas intensas, vendavais, deslizamentos e outros fenômenos naturais com potencial de riscos à população.


Para se cadastrar, basta enviar um SMS com o CEP de interesse para o número 40199. De imediato, a mensagem seguinte confirmará a operação. É permitido cadastrar mais de um CEP por celular.


Os alertas são gerados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, resultado de um trabalho em conjunto com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios.

 

Desde o lançamento do serviço, em fevereiro de 2017, cerca de 11 mil alertas já foram encaminhados a todas as regiões do Brasil.


No estado de São Paulo, a capital é a cidade que mais enviou notificações, 3.813, seguida por São Carlos, no interior do estado, que enviou 2.415 notificações para quem se cadastrou no serviço.


Agora, no início do período de estiagem no estado de São Paulo, os principais riscos estão relacionados a incêndios que podem se alastrar devido ao tempo seco, além da inversão térmica, fênomeno em que o ar frio e poluído fica nas camadas mais baixas da atmosfera, podendo causar diversas doenças ou dificuldades respiratórias.


E ainda neste primeiro semestre a Defesa Civil Nacional vai testar um sistema que emitirá alertas por meio da TV por assinatura. Os estados que irão receber o projeto piloto serão Santa Catarina e Paraná. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique