Estados da Amazônia Legal recebem 7,5 milhões de doses da vacina contra gripe

02:18 Geral, Notícias 10/04/2019 - 14h58 Brasília Embed

Juliana Cézar Nunes

A campanha de vacinação contra a gripe começou nesta quarta-feira (10) em todo o Brasil.

 

Para os nove estados da Amazônia Legal, o Ministério da Saúde enviou 7,5 milhões de doses da vacina. Os estados que receberam o maior número de doses foram Pará, Maranhão e Amazonas.

 

Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, ressalta que a campanha vai até o dia 31 de maio, mas pede que a população amazônica busque um posto de vacinação o quanto antes.

 

Sonora: “Nós temos um vírus que está circulando, principalmente, nessa região amazônica. Tivemos um surto em Manaus. É importante que essa população, especialmente da Região Norte, procure o serviço de saúde imediatamente, que não postergue a vacinação. A vacina demora pelo menos 15 dias para fazer efeito e se a gente deixa para vacinar só no final da campanha, possivelmente você pode ter contato com o vírus antes de ter a proteção.”

 

O Amazonas começou a campanha com 20 dias de antecedência e já atingiu a meta. Foram vacinadas 463 mil pessoas dos grupos prioritários. A campanha foi encerrada em Manaus, mas continua no restante do estado até o dia 31 de maio, conforme calendário nacional.

 

A antecipação no Amazonas ocorreu após o surto de H1N1 no estado. Foram registrados 118 casos e 33 mortes em decorrência da doença apenas este ano.

 

Boa Vista, em Roraima, entrou em estado de alerta por conta de proximidade com o Amazonas e começou a imunização na última segunda-feira (8).

 

Até o dia 22 de abril, a prioridade na vacinação em todo Brasil é para crianças de até seis anos, gestantes e puérperas. A partir do dia 22 até 31 de maio, serão vacinados os demais grupos vulneráveis como professores, profissionais de saúde, pessoas com doenças crônicas, indígenas e população privada de liberdade. As vacinas estão disponíveis gratuitamente nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique