Força-tarefa investigará suposto rompimento de barragem em Rondônia

02:39 Geral, Notícias 04/04/2019 - 15h44 Brasília Embed

Bianca Paiva

Devido a extensão dos impactos causados por um suposto rompimento de uma barragem na região de Machadinho D´Oeste, em Rondônia, o Ministério Público do Estado informou, nessa quarta-feira (3), que vai criar força-tarefa para acompanhar de perto os desdobramentos do caso.

 

Sete pontes ficaram danificadas, segundo o governo estadual, deixando cerca de 80 famílias isoladas. O MP também instaurou um inquérito para apurar as causas do ocorrido e recomendou ao governo estadual a suspensão da licença de operação da mineradora Metalmig, mesmo que a empresa alegue não ser responsável pelo ocorrido.

 

A Metalmig afirma que as barragens da mineradora estão intactas e seguem todos os padrões previstos pelos órgãos de fiscalização. A Sedam, Secretaria de Desenvolvimento Ambiental de Rondônia, informou que aguarda laudos técnicos para tomar as medidas cabíveis de responsabilização pelos danos.

 

O trabalho é realizado com apoio do Ibama, da Agência Nacional de Mineração e da Polícia Técnico-Científica.

 

Segundo a Sedam, o rompimento de uma bacia de decantação atingiu dois barramentos e inundou uma grande área do distrito de Novo Oriente, após a ocorrência de uma tromba d’água originada por chuvas intensas, no último dia 29.

 

Análises preliminares indicam que não se trata de rejeitos de minério e sim de água, areia e argila, sem potencial de contaminação.

 

Apesar disso, a Sedam disse que realiza a coleta de água todos os dias para monitoramento em laboratório.

 

A Defesa Civil e o DER, Departamento de Estradas, Rodagens, Infraestrutura e Serviços Públicos, trabalham para liberar o acesso às áreas que ficaram isoladas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique