Garis entram em greve no Rio a partir da meia-noite deste domingo

03:12 Geral, Notícias 21/04/2019 - 11h55 Rio de Janeiro Embed

Raquel Júnia

Os garis e trabalhadores da Companhia Municipal de Limpeza Urbana, a Comlurb, decidiram entrar em greve a partir de meia-noite de domingo (21) para segunda-feira (22).

 

A decisão foi tomada em assembleia da categoria, na última quinta-feira (18), diante do impasse nas negociações com a prefeitura. Segundo o Sindicato dos Empregadores das Empresas de Asseio e Conservação do Muncípio, Siemaco, que representa os trabalhadores, a maioria rejeitou a proposta de reajuste de 3,73% apresentado, até o momento, pela direção da Comlurb.

 

Os garis reivindicam 10% de reajuste, além de implantação imediata do Plano de Cargos Carreiras e Salário extensivo a toda categoria, a garantia de insalubridade para os auxiliares de serviços gerais e vigias, que trabalham nas escolas, além de outras cláusulas sociais, como a inclusão dos pais no auxílio-creche, que até o momento só recebem se comprovarem guarda dos filhos.

 

O gari Bruno da Rosa, membro da comissão de negociação, afirma que a prefeitura não tem valorizado o empenho desses profissionais na manutenção da cidade.

 

O salário-base da categoria, atualmente, está em torno de R$ 1.115. Bruno acrescenta que o atendimento da reivindicação dos trabalhadores, de reajuste de 10%, impactaria em 1,93% no orçamento da Comlurb.

 

Em nota, a direção da companhia informou que tenta evitar a paralisação. Neste sentido, afirma que mantem conversas com a direção do sindicato para mostrar os avanços da proposta apresentada aos trabalhadores que, segundo a Comlurb, inclui o melhor pacote de benefícios do país à categoria.

 

A proposta, segundo a nota, inclui também o reajuste no tíquete alimentação, a concessão de insalubridade aos agentes de preparo de alimentos de escolas municipais e conclusão da implantação do plano de carreiras.

 

Desde a última forte chuva que atingiu o Rio de Janeiro, no dia 8 de abril, segundo o boletim mais recente, divulgado pela própria Prefeitura na última quarta-feira (17), os garis recolheram 12.085 toneladas de resíduos, limparam 19.793 ralos e rasparam 106.857 m² de lama e terra. Além da retirada de 49 galhos e árvores de grande porte que caíram.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique