Ibama multa agricultores por uso de transgênicos perto de unidades de conservação

01:36 Geral, Notícias 15/04/2019 - 13h00 Brasília Embed

Michelle Moreira

O Ibama identificou o cultivo irregular de organismos geneticamente modificados - os transgênicos – em 14 propriedades rurais localizadas no entorno de quatro unidades de conservação federais, nos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Piauí e Tocantins.

 

A descoberta aconteceu durante a fase mais recente da Operação Quimera que vistoriou 40 terrenos para verificar possível cultivo de variedades geneticamente modificadas de soja, milho e algodão em áreas protegidas.

 

Foram inspecionados o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, no Piauí; a Estação Ecológica Serra Geral do Tocantins; a Reserva Extrativista de Recanto das Araras de Terra Ronca e o Parque Nacional das Emas.

 

A legislação brasileira proíbe a pesquisa e o cultivo de transgênicos em terras indígenas e unidades de conservação.

 

Foram aplicados 16 autos de infração. Dos pouco mais de 1,8 mil hectares que estavam irregulares, cerca de 18% estavam em unidades de conservação.

 

Também foram emitidos termos de suspensão de venda e embargos, que serão mantidos até a comprovação da remoção integral dos transgênicos.

 

Podem ainda ser estipuladas outras sanções como apreensão de safras.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique