Leilão para compra de energia renovável para Roraima será realizado em 31 de maio

01:27 Geral, Notícias 24/04/2019 - 16h59 Brasília Embed

Renata Martins

Um leilão para compra de energia renovável para Roraima será realizado dia 31 de maio, na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, em São Paulo.

 

O edital foi aprovado em reunião pública da Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica, nessa terça-feira (23).

 

O início da operação está previsto para junho de 2021.

 

A medida busca melhorar a qualidade do fornecimento no estado. Roraima não está interligada com o Sistema Nacional de Distribuição de Energia e era abastecida pela hidrelétrica venezuelana de Guri, desligada em março, por causa de blecautes no país vizinho.

 

Desde então, a energia que chega as casas dos roraimenses vem 100% de termelétricas.

 

O leilão pretende alterar a matriz energética a partir de fonte renovável, como a energia solar e eólica, e gás natural.

 

Em reunião com diretores da Aneel, esta semana em Brasília, o governador do estado, Antônio Denarium afirmou que mais de 100 empresas já demonstraram interesse em produzir energia alternativa em Roraima.

 

O Governo Federal também deve dar início ainda este ano, as obras do Linhão que fará a transmissão Manaus/Boa Vista da energia produzida na Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique