Mais de 2,5 mil brigadistas são contratados para combater incêndios no país

02:23 Geral, Notícias 16/04/2019 - 16h25 Brasília Embed

Renata Martins

O Ministério do Meio Ambiente autorizou a contratação de mais de 2.500 brigadistas para combater incêndios ambientais no país.

 

A portaria, publicada este mês, decreta emergência ambiental em 18 estados para ações de prevenção e combate a incêndios florestais. A medida considera o período de seca de cada região do país, quando aumenta o risco de ocorrência de queimadas.

 

Segundo o documento, o Governo Federal autoriza o Ibama a contratar até 2.520 brigadistas para atendimento de emergências ambientais. A contratação dos brigadistas é temporária, por até seis meses.

 

Em dez estados, entre eles o Acre, Mato Grosso, Tocantins, Rondônia e parte da Bahia - este o segundo estado com maior focos de incêndio registrados no país em 2019, a emergência vai de abril à novembro.

 

Primeiro no ranking, Roraima, registra 74% de todos os focos de incêndio em terras brasileiras este ano.

 

O coronel Cleudiomar Alves, Diretor Executivo da Defesa Civil Estadual explica que, de janeiro a abril, enquanto a maioria dos estados da Amazônia enfrenta o inverno amazônico, é verão em Roraima.

 

Além de pouca chuva e muito sol, a queda na fiscalização, as dificuldades financeiras e as queimadas, fizeram com que o estado batesse o maior número de focos de incêndio em 10 anos. Já passam de 4 mil.

 

De acordo com o executivo da Defesa Civil, quase a totalidade desses incêndios, que já estão atingindo as áreas de preservação ambiental, tiveram início dentro de áreas agrícolas.

 

A situação ainda é crítica, pois apesar da previsão, as chuvas ainda não começaram a cair no estado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique