Queda de pontes em Rondônia é investigada pela Agência Nacional de Mineração

01:41 Geral, Notícias 03/04/2019 - 13h16 Brasília Embed

Juliana Cézar Nunes

Técnicos do governo federal e do governo de Rondônia investigam o que pode ter provocado, na semana passada, a destruição de pontes na região de Machadinho D´Oeste, em Rondônia.

 

Uma das suspeitas iniciais era o rompimento de uma barragem de rejeito de minérios da empresa Metalmig.

 

Mas a mineradora alega que suas barragens estão intactas e seguem todos os padrões de segurança dos órgãos de fiscalização. A empresa atribui os danos já identificados às fortes chuvas na região.

 

Uma equipe da Agência Nacional de Mineração está em Machadinho D´Oeste para investigar o caso, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do governo do estado.

 

De acordo com a agência, o sistema de gestão de barragens de mineração não possui registros de existência de barragem de rejeitos na região. Mas existe a suspeita de que tenham sido construídas outras estruturas de contenção para mineração ou piscicultura que podem ter se rompido.

 

O Ministério Público de Rondônia e o Ministério Público Federal (MPF) recomendaram esta semana que o governo estadual suspenda a licença de operação da Metalmig até que seja concluída a investigação.

 

A Defesa Civil do Estado acompanha a situação de 80 famílias que ficaram 36 horas isoladas devido à destruição das pontes. Não há registro de mortos ou feridos.

 

Análises preliminares da Defesa Civil não constataram contaminação de rios por rejeitos de minérios. O governo do estado ainda não divulgou o calendário de obras de reconstrução das estruturas afetadas.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique