Rio segue em estágio de crise desde a noite de segunda-feira

Chuva

Publicado em 11/04/2019 - 09:46 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

O município do Rio de Janeiro entrou na manhã desta quinta-feira (11) completando quase 60 horas em estágio de crise, devido ao temporal que atingiu a cidade.

 

O nível máximo de alerta, o terceiro em uma escala de três, foi decretado às 20h55 de segunda-feira (8) e permanece vigente hoje, principalmente devido ao risco de deslizamentos, já que não há previsão de chuvas significativas para esta quinta-feira. 

 

Ainda há bloqueios em diversas vias da cidade por causa de alagamentos, deslizamento de terra e quedas de árvores, mas as equipes da Prefeitura atuam para finalizar as ocorrências. De acordo com o Centro de Operações, algumas vias seguem totalmente interditadas na manhã desta quinta-feira, como o Alto da Boa Vista e a Avenida Niemeyer.

 

A galeria Y do Mergulhão Billy Blanco continua alagada e fechada para o trânsito. Há ainda bloqueios parciais em ambos os sentidos na Autoestrada Grajaú-Jacarépagua, na Estrada do Galeão e na Estrada do Magarça. Também há bloqueios parciais em devido a pontos de alagamento em vias do Recreio dos Bandeirantes, Jardim Maravilha, Muzema e Barra da Tijuca.

 

Com relação à queda de árvores, a prefeitura registrou um total de 82 ocorrências. Dessas, 68 já foram removidas e 14 ainda continuavam em vias públicas no início da manhã desta quinta.

 

Também foram rebocados 158 veículos que foram arrastados pelas chuvas e estavam obstruindo vias públicas.  Já a Companhia Municipal de Limpeza Urbana recolheu 1.872 toneladas de resíduos e 27 mil metros cúbicos de lama e terra.

 

Desde a noite de segunda-feira, as sirenes de alerta para risco de deslizamento de terra foram acionadas em 36 das 103 comunidades monitoradas pela Defesa Civil Municipal. Também foram interditados 128 imóveis com risco de desabamento ou que poderiam ser atingidos por deslizamentos.

 

No mesmo período, o órgão recebeu mais de mil chamados, a maioria relacionados a vistorias em áreas com risco de deslizamento de encosta ou barranco, e de imóveis com risco de desabamento.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo