Tocantins: Justiça obriga laboratórios a fornecer remédios contra o câncer

01:27 Geral, Notícias 03/04/2019 - 10h13 Brasília Embed

Juliana Cézar Nunes

Uma sentença da Justiça federal obriga 16 laboratórios produtores de medicamentos contra o câncer a garantir o fornecimento à Secretaria de Saúde do Tocantins.

 

A ação foi ajuizada em 2017, pela Procuradoria-Geral do Estado, com o argumento de que os laboratórios não apresentaram justificativas convincentes para a recusa da venda.

 

A suspeita é de crime contra a ordem econômica, principalmente no caso dos laboratórios produtores de remédios com patentes exclusivas.

 

Na sentença, o juiz federal Adelmar Silva também obriga oito laboratórios a participar direta ou indiretamente das licitações para aquisição de medicamentos oncológicos realizadas pelo Estado do Tocantins.

 

O magistrado estabeleceu como garantia de preservação do direito das partes que o governo estadual realize os pagamentos aos laboratórios farmacêuticos no prazo máximo de 90 dias.

 

Em março, a Justiça determinou bloqueio no valor de R$ 1 milhão nas contas do governo do Tocantins para a aquisição de rem édios oncol ógicos. A decisão é resultado de ação civil pública proposta pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público para regularizar o fornecimento de quase 30 medicamentos destinados ao tratamento do câncer.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique