Viva Maria: Indígenas comemoram decisão que permite salário-maternidade para menores de 16 anos

10:15 Geral, Programetes 26/04/2019 - 10h20 Brasília Embed

Apresentação Mara Régia

Lideranças indígenas que ao longo dos últimos três dias realizaram em Brasília a 15ª Edição do ATL, Acampamento Terra Livre, se despedem hoje (26) da capital levando na bagagem promessas e conquistas.

 

Em audiência no Senado Federal, por exemplo, nossos parentes receberam a palavra do presidente da casa, Davi Alcolumbre, de que irá tentar convencer parlamentares a devolver a Funai para o Ministério da Justiça. Isso porque desde a edição, em janeiro, da Medida Provisória 870, o órgão passou a ser subordinado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

 

Essa mesma MP também transferiu a responsabilidade da demarcação de terras indígenas para o Ministério da Agricultura.

 

A não aprovação da MP, que transfere a demarcação de terras indígenas para o Ministério da Agricultura, é a principal reivindicação dos índios que participam do ATL.

 

Mas, para além do empenho do Presidente do Senado em relação a MP780 , Viva Maria quer comemorar uma importante decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o direito ao salário-maternidade para mães indígenas menores de 16 anos.

 

A notícia chegou justo no momento em que a Plenária organizada pelas mulheres indígenas estava em curso . Elas decidiram o tema da Marcha Indígena que irá acontecer em agosto desse ano durante a das Margaridas.

 

Mas vamos agora ouvir algumas lideranças sobre a conquista do salário-maternidade para as jovens mães indígenas!

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique