Amazonas expande serviços para diminuição de pena de detentos

02:03 Geral, Notícias 03/05/2019 - 09h40 Brasilia Embed

Juliana Cézar Nunes

Dez internos do Centro de Detenção Provisório de Manaus começaram a trabalhar no lava jato construído na instituição.

 

Eles atuam na limpeza de carros e viaturas do governo estadual. O trabalho dá direito a entrar no sistema de remissão de pena. Em todas as unidades prisionais do Amazonas, cerca de 1.180 detentos estão nesse sistema.

 

Até janeiro deste ano eram apenas 25. Para cada três dias trabalhados, eles têm um dia de remissão de pena .

 

O secretário executivo de Administração Penitenciária, André Luiz Barros, afirma que os presidiários já desenvolvem atividades em áreas como serviços gerais, manutenção, metalúrgica, solda e lavagem de ar-condicionado. O governo negocia com empresas a inclusão de outras áreas de trabalho.

 

"Nós estamos tentando colocar uma empresa de confecção de roupas para fazer uniformes. Nós temos, também, interesse em fábrica de chinelos. Também estamos tentando empresa que trabalhe com hortaliças para fazer o consumo dentro das unidades prisionais. E nós estamos também com algumas empresas de tecnologia. Estamos com uma padaria que vai funcionar dentro das unidades prisionais para a produção alimentar os internos da unidade."

 

A população carcerária do Amazonas é de cerca de 11,4 mil pessoas. O índice de reincidência no crime, de egressos das penitenciárias da capital é de 45%. Já nas unidades do interior, 18% dos ex-detentos voltam a cometer delitos.

 

Desde o início do ano, não houve registro de reincidência entre os presos que participam do sistema de remissão de pena por meio da capacitação profissional, trabalho, leitura ou estudo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique