Barragem do Gongo Soco segue monitorada; queda de talude é dada como certa

02:40 Geral, Notícias 21/05/2019 - 15h35 Brasília Embed

Priscilla Mazenotti

Mais um dia de monitoramento na Barragem de Gongo Soco, em Barão de Cocais, Minas Gerais. O rompimento do talude do complexo da barragem é dado como certo.

 

O talude é uma área de escavação desativada e que fica a 1,5 quilômetro da barragem em si. O coronel Godinho, coordenador adjunto da Defesa Civil de Minas, disse que a preocupação é que o rompimento do talude provoque um gatilho na estrutura da barragem.

 

E diante da iminente ruptura dessa estrutura, a Vale, que administra o local, interrompeu o transporte de carga em um trecho da estrada de ferro Vitória a Minas. A medida segue recomendação da Agência Nacional de Mineração e vai vigorar por tempo indeterminado, para preservar a segurança dos trabalhadores.

 

O tráfego do trem de passageiros no mesmo trecho da linha já havia sido interrompido na última quinta-feira (16). Um ônibus foi disponibilizado para fazer a viagem entre Belo Horizonte e Barão de Cocais.

 

Agora, com relação aos moradores, as mais de 400 pessoas que viviam na zona de autossalvamento – aquela que seria alagada em menos de 30 minutos – foram retiradas de suas casas ainda em fevereiro e estão abrigados em hoteis e pousadas.

 

Os outros 3.600 moradores de áreas secundárias que seriam atingidas passaram por treinamentos. Segundo o coronel Godinho haverá tempo hábil para retirar a população em caso de rompimento.

 

O complexo de Gongo Soco atingiu o nível 3 – o mais alto e que indica risco iminente de rompimento – em março. Desde a tragédia de Brumadinho, quatro barragens da Vale, em Minas Gerais, alcançaram esse alerta máximo.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique