Campus da Unirio é interditado para limpeza das caixas d'agua após casos de hepatite A em estudantes

02:07 Geral, Notícias 10/05/2019 - 09h38 Rio de Janeiro Embed

Raquel Júnia

O Campus do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, a Unirio, foi interditado nesta quinta-feira (9) pela Vigilância Sanitária do Município do Rio após cinco casos confirmados de hepatite A em estudantes que frequentam o campus.

 

Segundo a reitoria da universidade, a interdição foi feita por razão cautelar já que os fiscais constataram falhas na higienização e armazenamento de água na unidade.

 

As aulas e atividades deste campos estão suspensas temporariamente.  No local funcionam o Instituto Villa Lobos,  a Escola de Letras, Escola de Teatro e o Restaurante Escola.

 

A Vigilância determinou que a Unirio realize a limpeza e higienização de todos os reservatórios de água, cisterna, caixas d’agua e rede de abastecimento, além de proceder para vedar corretamente os reservatórios e apresentar certificado de limpeza e laudos de potabilidade da água para consumo.

 

Após a constatação de que os procedimentos foram tomados e diante dos resultados dos laudos, o campus poderá voltar a funcionar.

 

A reitoria informou que já está sendo contratada emergencialmente uma empresa para os trabalhos, que já devem começar neste sábado (11) e têm prazo de conclusão estimado em 3 dias.

 

Segundo a Unirio, cinco casos de hepatite A em estudantes do Centro de Letras e Artes foram confirmados pelo Hospital Universitário Gafrée e Guinle, da mesma instituição, e um caso continua em análise. Outras três suspeitas foram descartadas. Os estudantes que contraíram a doença passam bem e, segundo a universidade, estão em estágio de recuperação.

 

A Unirio suspeita que  os casos tenham associação com a inundação do prédio ocorrida após as fortes chuvas no mês de abril.

 

Segundo a instituição, um laudo do dia 27 de março, atestou a potabilidade da água no restaurante escola.

 

Os estudantes estão sendo orientados a procurar o hospital universitário diante da suspeita de contaminação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique