Crianças e adolescentes com autismo terão atendimento reforçado em município matogrossense

01:47 Geral, Notícias 25/05/2019 - 11h30 Brasília Embed

Juliana Cézar Nunes

O Ministério Público e a prefeitura de Tangará da Serra, em Mato Grosso, assinaram um termo de ajustamento de conduta que prevê a capacitação de profissionais de saúde e educação para o atendimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista.

 

O termo prevê que a capacitação utiliza o método conhecido como Aba, da Análise de Comportamento Aplicada, mundialmente recomendando e testado.

 

O promotor de Justiça Caio Márcio Loureiro conta que o acordo surgiu depois que duas famílias buscaram o Ministério Público para garantir o acompanhamento dos seus filhos pela rede privada.

 

O promotor acredita que a capacitação dos servidores públicos vai garantir qualidade de atendimento com custos mais baixos.

 

Sonora: “Enquanto Ministério Público, preocupados com o cuidado para com a criança e o cuidado com a saúde, percebendo com a celebração do termo de ajustamento de conduta nós teríamos uma repercussão e atendimento mais coletivo, com inclusive uma redução para os cofres públicos, nós buscamos de fato atuar para a efetivação dessa tutela.”

 

O transtorno do espectro autista é um espectro de condições neurobiológicas que afetam as habilidades de interação social e comunicação.

 

O acompanhamento de crianças e adolescentes com o transtorno deve ser feito por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e psicopedagogos.

 

Também é essencial o envolvimento da família e da escola para o bem-estar e a socialização de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique