Eleitores de três municípios voltam às urnas neste domingo

01:57 Geral, Notícias 05/05/2019 - 10h09 Brasília Embed

Sayonara Moreno

Neste domingo (5), eleitores de três cidades brasileiras vão às urnas.

 

Por ocorrerem fora do período regular, são as chamadas eleições suplementares e vão ocorrer nos municípios de Santa Luzia do Norte, em Alagoas; Cascavel, no Ceará; e Irupi, no Espírito Santo. Nessas localidades serão escolhidos os novos prefeitos e vice-prefeitos, que devem ficar no mandato até 31 de dezembro de 2020.

 

Segundo o TSE, Tribunal Superior Eleitoral, as eleições suplementares foram convocadas, em Santa Luzia do Norte, porque a justiça eleitoral cassou o mandato de Edson Mateus da Silva, do PRB, e do vice José Aílton do Nascimento, do PTC, por abuso de poder econômico e captação ilícita de recurso para a campanha de 2016.

 

Na cidade de Cascavel, no Ceará, o TSE cassou o mandato de Francisca Ivonete Mateus Pereira e Waltemar Matias de Sousa, ambos do PDT. A prefeita e o vice, além de terem o mandato cassado, foram declarados inelegíveis por oito anos, por prática de abuso de poder político na campanha eleitoral.

 

E no município de Irupi, Espírito Santo, os eleitos Carlos Henrique Emerick Stock, do PSDB e Leandro Purcino de Almeida, do PRP, também perderam os cargos por abuso de poder político e econômico. O prefeito Carlos Henrique ainda foi penalizado com inelegibilidade pelo prazo de oito anos.

 

Os detalhes sobre as eleições suplementares, nas três localidades onde houve cassação de mandato, estão disponíveis no sistema de divulgação de candidaturas e contas eleitorais da justiça eleitoral pode ser acessado, na internet, em divulgacandcontas.tse.jus.br.

 

Lá, é possível checar, em cada município, o perfil e todos os detalhes das candidaturas que concorrem nas eleições deste domingo (5).

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique