Empresas aéreas reforçam fiscalização de bagagem de mão em mais cinco aeroportos

01:51 Geral, Notícias 13/05/2019 - 15h33 Brasília Embed

Sayonara Moreno

A partir desta segunda-feira (13), as empresas aéreas vão aceitar somente bagagem de mão dentro das regras exigidas em mais cinco aeroportos: a medida passa a valer nos terminais Santa Genoveva, em Goiânia; Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre; Aeroporto de Congonhas, São Paulo; e Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

 

As normas são da resolução da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac). Segundo a agência, as novas regras são para agilizar o fluxo dos clientes nas áreas de embarque, evitando atrasos.

 

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) passou a orientar os passageiros dos quinze aeroportos participantes, a partir de um cronograma, que começou em 10 de abril. 

 

A exigência de bagagem de mão dentro dos padrões já estava valendo nos aeroportos de Brasília; o Afonso Pena, em Curitiba; Viracopos, em Campinas; Aluízio Alves, em Natal; Confins, em Belo Horizonte; Pinto Martins, em Fortaleza, Guararapes, em Recife e Val de Cans, em Belém.

 

Depois do período de orientação, as medidas passam a valer: as malas fora do padrão devem ser despachadas nos guichês de check-in das companhias, e o passageiro é o responsável pelo custo desse despacho.

 

Para ter o direito de levar a mala como bagagem de mão, sem pagar pelo despacho, o volume deve ter, no máximo, 55 centímetros de altura, 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade.

 

Agora, os últimos terminais que faltam são os aeroportos de Salvador e de Guarulhos: por lá, as bagagens fora do padrão devem ser despachadas a partir da quinta-feira da próxima semana, 23 de maio.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique