Fiocruz investe em prevenção no combate ao Aedes aegypti em Rondônia

01:41 Geral, Notícias 08/05/2019 - 11h25 Brasilia Embed

Renata Martins

A Fiocruz está orientando os moradores de Rondônia a como eliminar o Aedes aegypti.

 

Gestos simples de como eliminar adequadamente o lixo doméstico, tirar a água que fica acumulada nos pratinhos dos jarros de planta e retirar sucatas e entulhos ao final de uma reforma ou construção civil podem fazer toda a diferença no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

 

Mas os pesquisadores da Fiocruz alertam que além de derramar a água acumulada daquele pratinho do vaso de planta, é preciso limpar com uma esponja para que qualquer ovo que esteja grudado nas paredes desse recipiente seja também eliminado.

 

A mesma orientação vale para o acúmulo de água em caixas d’água que às vezes ficam sem ser utilizadas pelos donos, por um certo período, e acabam se tornando ambientes propícios para a proliferação do mosquito.

 

Mesmo que se retire a água desses locais, os ovos do mosquito podem continuar nas paredes, o que representa um perigo porque o ovo entra num estágio de adormecimento, ele vai ressecando, desacelera o seu desenvolvimento, mas o embrião que está dentro continua vivo, podendo voltar a se desenvolver com a primeira chuva ou novo contato com a água.

 

De acordo com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde, em Porto Velho os principais criadouros do Aedes aegypti continuam sendo o lixo doméstico, além de recipientes plásticos, latas, sucatas e entulhos.

 

O boletim epidemiológico da Agevisa, em Rondônia, aponta que de janeiro à março, 388 casos de dengue foram notificados no estado.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique