Fiocruz vai produzir imunossupressor tracolimo para distribuição no SUS

02:10 Geral, Notícias 26/05/2019 - 07h30 Rio de Janeiro Embed

Tatiana Alves

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai produzir e distribuir um novo medicamento para transplantados. Trata-se do imunossupressor tacrolimo, usado para evitar rejeição de rim e fígado recebidos em transplantes. Serão fabricadas mais de 90 milhões de unidades deste remédio, para atender à demanda do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Já foram enviadas mais de 1 milhão de cápsulas de tacrolimo para o Ministério da Saúde, que fará a distribuição aos estados, de acordo com a necessidade de cada um. 

 

O imunossupressor diminui a atividade do sistema imunológico e garante assim o sucesso do procedimento. O diretor da Farmanguinhos, maior laboratório farmacêutico oficial vinculado ao Ministério da Saúde, Jorge Mendonça, aponta outros benefícios do medicamento.

 

Segundo ele, o tracolimo permite a qualidade de vida do paciente, além de evitar a rejeição. Além disso, é um medicamento moderno e, quando adquirido no mercado, é de alto custo. Confira na reportagem.
 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique