Mato Grosso investe em ações preventivas contra o consumo de tabaco

01:57 Geral, Notícias 31/05/2019 - 15h47 Brasília Embed

Michelle Moreira

Hoje (31) é comemorado o Dia Mundial sem Tabaco. A data foi criada em 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e veio para alertar a população sobre doenças e mortes relacionadas ao tabagismo.

 

A campanha deste ano tem como tema "Tabaco e Saúde Pulmonar".

 

Dados do Inca, o Instituto Nacional de Câncer, revelam que o câncer de pulmão é o segundo mais comum no Brasil, além de ser o primeiro em todo o mundo em relação à incidência e mortalidade.

 

Cerca de 13% de todos os casos novos de câncer são de pulmão.

 

Ainda segundo o instituto, o cigarro é o fator de risco mais considerável associado ao câncer de pulmão. Em cerca de 85% dos casos diagnosticados, a doença está relacionada ao consumo de derivados de tabaco.

 

Em Mato Grosso, a Secretaria Estadual de Saúde busca desenvolver ações preventivas para trabalhar junto aos municípios, além da divulgação do tratamento.

 

Atualmente, o atendimento no estado é realizado em unidades de saúde, em 88 municípios.

 

De acordo com a pasta, somente neste ano 1.980 pessoas foram atendidas com base no Programa de Controle do Tabagismo.

 

Segundo o governo estadual, as informações do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico apontam para redução no percentual de adultos fumantes no estado.

 

Uma das principais recomendações dos profissionais de saúde é evitar começar a fumar e adotar práticas saudáveis, como a prática de exercícios físicos regularmente.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique