Ministério Público debate problemas na saúde, em Imperatriz

Maranhão

Publicado em 16/05/2019 - 15:21 Por Bianca Paiva - Brasília

Audiência pública discute problemas na saúde, no município de Imperatriz (MA). O Ministério Público do Estado (MPE) entrou com várias ações na Justiça pedindo o restabelecimento de serviços e cirurgias.
 

A audiência pública, realizada nessa quarta-feira (15), foi convocada pelo Ministério Público do Estado do Maranhão como mais uma tentativa de normalizar os serviços de saúde em Imperatriz. O órgão recebeu, nos últimos três meses, diversas reclamações relacionadas a falta de insumos, medicamentos, órteses e próteses, o que refletiu na suspensão ou redução de cirurgias eletivas e de aneurisma.

 

A situação levou o Ministério Público a entrar com diversas ações civis públicas, como explicou o promotor Newton de Barros Bello Neto.

 

O secretário de Saúde de Imperatriz, Alair Firmiano, participou da audiência e garantiu que vai adotar providências para resolver os problemas.

 

Alair Firmiano informou que o município já recebeu os insumos que estavam faltando para a realização de cirurgias de aneurismas e que já fez a compra dos medicamentos que estão faltando.

 

Ainda de acordo com o secretário de Saúde, o Hospital Municipal Infantil de Imperatriz, conhecido como Socorrinho, que foi atingido por um incêndio em março, será todo reformado.

 

No final da audiência pública, a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde informou que vai requerer a designação de audiências de conciliação nos autos de todas as ações propostas para continuar a tentativa de resolução dos problemas.

 

A audiência contou ainda com a participação de representantes da Defensoria Pública, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo