Motocicletas estão proibidas na pista expressa da Marginal Pinheiros em São Paulo

01:58 Geral, Notícias 20/05/2019 - 20h43 São Paulo Embed

Nelson Lin

Começou nesta segunda (20) a proibição à circulação de motocicletas na pista expressa da Marginal Pinheiros, que liga o sul da cidade à zona oeste.

 

Durante os primeiros 30 dias, haverá um período de adequação, sem aplicação de multas. Após esse período, os motociclistas que desrespeitarem a regulamentação serão autuados com multa e 4 pontos na carteira.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade, a medida tem como objetivo a proteção dos motociclistas.

 

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o corredor da Marginal Pinheiros contabilizou, em 2018, dez acidentes fatais envolvendo motos.

 

Dados da CET também apontam alta de 17,7% no número de motociclistas mortos no trânsito paulistano, passando de 311 fatalidades em 2017 para 366 em 2018.

 

O presidente do Sindicato dos Motociclistas de São Paulo, Gil Almeida, discorda da proibição alegando que a medida prejudica o direito de ir e vir dos motociclistas. Ele disse que foi surpreendido pela decisão que não foi discutida na Câmara Temática dos Motociclistas, da Secretaria Municipal de Transportes.

 

Ele também cobrou maior investimento em campanhas de prevenção de acidentes com foco nas motocicletas, através do Fundo Municipal de Trânsito, pois disse que a maior parte dos acidentes fatais ocorre nas diversas vias da cidade, não só na Marginal Pinheiros.


Atualmente, já existe restrição de motos na pista expressa da Marginal Tietê, em vigor desde 2010.

 

Procurada para comentar as declarações do Sindicato dos Motociclistas, a prefeitura não respondeu até o fechamento desta reportagem.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique