Parte do talude de mina da Vale se desprende em Barão de Cocais

01:33 Geral, Notícias 31/05/2019 - 15h36 Brasília Embed

Sayonara Moreno

Fragmentos do talude da mina Gongo Soco, na cidade mineira de Barão de Cocais, caíram na madrugada desta sexta-feira (31).

 

A informação é da mineradora Vale. Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, não há indícios de que o incidência tenha causado danos à estrutura da barragem. 

 

Os blocos que se soltaram acabaram se acomodando no fundo da cava e as avaliações iniciais da Vale mostram que as partes do talude se deslizaram aos poucos.

 

Segundo a Vale, isso significa que, até o momento, a situação corresponde ao que era esperado sobre o desprendimento do talude, que deve ocorrer "sem maiores consequências".

 

Incialmente, era esperado que o talude se rompesse até o último domingo, dia 26 de maio.

 

A Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais chegou a informar que existe a chance de 10% a 15% de a barragem se romper.

 

A Vale informou ainda que a cava e a barragem Sul Superior seguem com monitoramento 24 horas por dia de forma remota, com o uso de radar e estação robótica, que são capazes de detectar até mesmo movimentações milimétricas, além de sobrevoos com drone.

 

A barragem está em nível 3 desde 22 de março e a população da Zona de Autossalvamento, a parte que seria imediatamente atingida pela lama, em caso de rompimento, já havia sido retirada da região, de forma preventiva, em fevereiro.

 

A empresa garantiu que vai manter a comunidade de Barão de Cocais informada da situação.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique