PF deflagra operação contra fraudes no auxílio-reclusão no Amapá

02:02 Geral, Notícias 29/05/2019 - 15h30 Brasília Embed

Renata Martins

O advogado Edir Benedito Nobre Cardoso Júnior, preso preventivamente na manhã desta quarta-feira (29), em Macapá, é acusado de apresentar documentos e declarações falsas ao INSS para receber, indevidamente, o auxílio-reclusão.

 

Ao todo, a Polícia Federal (PF) expediu 30 mandados de prisão no Amapá, em busca de um grupo acusado de fraudar o benefício do auxílio-reclusão. Entre os alvos também estão servidores públicos do próprio INSS, presos e ex-presidiários.

 

A ação desta quarta-feira é um desdobramento da Operação Ex Tunc, deflagrada em 2016 e ocorre nas cidades de Macapá, Santana e Ferreira Gomes.

 

As investigações mostram que o grupo falsificava datas e situação prisional nos processos de concessão de auxílio-reclusão.

 

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), em um dos casos apurados, uma mulher se passou por representante de uma menina que seria filha de um reeducando também investigado.

 

Com a ajuda de servidores do INSS, ela conseguiu acessar o benefício e recebeu R$ 142 mil.

 

Durante a investigação, o MPF constatou que a mulher não tinha vínculo com o apenado e tampouco os dois eram pais da dependente declarada.

 

Levantamentos preliminares apontam que só em relação aos benefícios já investigados, por amostragem, o prejuízo causado aos cofres públicos foi de mais de R$ 12 milhões.

 

O auxilo-reclusão é concedido aos dependentes de presos que contribuíam com o INSS, durante o período de reclusão ou detenção.

 

A reportagem não conseguiu contato como o advogado preso.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique