TJ-MG homologa primeiros acordos de indenização a vítimas de Brumadinho

01:26 Geral, Notícias 03/05/2019 - 22h03 Brasília Embed

Kariane Costa

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) homologou os primeiros acordos de indenizações individuais em favor de vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. Os acordos foram Intermediados pela Defensoria Pública do estado.

 

Os acordos possibilitam maior rapidez para o pagamento de indenizações, sem prejudicar eventuais direitos que porventura venham a ser reconhecidos em ação coletiva futura.

 

A partir da homologação do acordo, feita nessa quinta-feira (2), a Vale terá cinco dias para depositar o dinheiro na conta dos beneficiários.

 

Os valores das indenizações, bem como outros detalhes do termo de compromisso, não foram divulgados sob a justificativa de preservar a segurança e a privacidade dos atingidos.

 

No entanto, o Ministério Público de Minas Gerais se mostrou preocupado.  A promotoria argumenta que é a favor de negociações coletivas, de forma a evitar que vítimas da tragédia que estejam passando por necessidades se vejam obrigadas a aceitar a proposta da Vale.

 

Já a Defensoria reforça que o acordo não retirará dos atingidos “quaisquer direitos futuros que venham a constar de eventuais ações e/ou acordos coletivos”.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique